Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

NO MESMO NAVIO!

Então, o cético perguntou ao sábio rabino:

- Por que "Deus" permite que os bons sejam punidos com os maus? Por acaso em grandes tragédias como o Holocausto, não morreram também crianças e pessoas boas?

E o sábio reflexivo respondeu:

- Certamente todos fecharam seus olhos e adormeceram, mas se morreram, só Deus sabe, pois não se pode matar o que é eterno, ou mesmo o que nunca esteve vivo (reflita). No entanto, considerando apenas a morte física, se eu soubesse a resposta, eu não estaria te respondendo da Terra, mas do Céu, porque eu teria de ser Deus. Se eu tivesse o poder de Deus, certamente eu teria feito diferente. Mas se tivesse também a sabedoria, faria exatamente igual, pois daqui só enxergamos parcialmente. Portanto, dentro das minhas limitações humanas, sem a sabedoria e muito menos o poder de Deus, só posso te explicar o processo, e não o que está por trás do processo.

- Por favor.

- Os homens tem um navio (a Terra e todos os seus recursos) para atravessar um imenso mar (a Vida). E esses homens tem a bússola e os mapas (a Lei de Deus). Se os maus deixam de seguir plenamente a bússola e os mapas, interpretando à sua maneira, os bons podem escapar de se perder  e naufragar no mar com os maus?

- É verdade. Mas foram os maus que guiaram o navio de maneira errada, somente eles deveriam ser punidos.

- E os bons, o que fizeram?

Pior do que os perversos, são os bons que nada fazem. Os perversos apenas seguem seus instintos maléficos, tais como um leão caçando por instinto. Mas os bons tem plena consciência do que é certo ou errado, e escolherem por vontade própria deixar o mal florescer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário